O hambúrguer é um ícone, semente ideológica de toda a geração da gastronomia rápida.
Com origens na Ásia Ocidental do século XVII, onde tribos nômades desenvolveram uma técnica para temperar e conservar carne crua picada, a receita passou foi adaptada por alemães e ganhou o resto do mundo nos EUA, quando o inicialmente conhecido como hamburg style steak, ganhou duas fatias de pão para acompanhar. Daí aos dias de hoje, todos sabem da história.
As grandes cadeias de fast food enriqueceram seus humildes cofrinhos às custas de muita vaquinha.
Antigamente, era comum os restaurantes perguntarem ao cliente o ponto desejado da carne. O certo é servir com aquele louvável rosadinho no meio, mas, com a mega industrialização do produto, ficou difícil garantir a qualidade e a integridade dos ingredientes que eram usados para fazê-lo.
Felizmente, o hambúrguer é um prato facílimo de se fazer em casa. E dá resultados surpreendentes, possibilitando ainda que você escolha o ponto de cozimento, já que você é responsável por tudo que vai ali dentro.
Hambúrguer Autêntico
Ingredientes (para 1 pessoa)
150 a 250 g de alcatra, fraldinha ou contra filé
sal grosso
pimenta
duas fatias de queijo cheddar (opcional)
1 pão de hamburger
Modo de Preparo
Limpe bem a carne, retirando os nervos, mas mantendo parte da gordura. A proporção deve ser de 10 a 15 % de gordura no total do peso do hamburger.
Corte a carne em cubos e passe num moedor, ou moa com duas facas. Para isso, pegue duas facas grandes e bata com as lâminas em movimentos ritmados sobre a carne, até que ela tenha aparência de carne moída. Esta técnica artesanal resulta em uma textura muito mais interessante no hamburger.
Molde os hamburgers com a mão e deixe-os por ½ a 1 hora na geladeira.
Aqueça óleo em uma frigideira e coloque o hamburger. Tempere-o com sal e pimenta. Quando já estiver bem dourado de um lado vire-o e tempere novamente. Deixe que doure, abaixe o fogo e deixe cozinhar até atingir o ponto desejado. (cerca de 4 minutos de cada lado para ao ponto).
Um pouco antes do ponto coloque as fatias de queijo sobre o hamburger e tampe a panela. Assim que o queijo derreter, retire o hamburger da panela, coloque no pão e sirva.
Dicas
A procedência duvidosa da maioria dos hamburgers industriais fez com que sempre se servisse um hamburger bem passado, porém um hamburger feito em casa com carne de primeira deve ser servido ainda ao ponto, ainda rosado por dentro.
Molho Picante para Hamburger
Ingredientes (para 150 ml)
100g de raiz forte ralada fresca, ou 170g em conserva
1 cc vinagre de maçã (se usar a raiz fresca)
200g de creme de leite fresco tipo culinário (não é o para chantilly)
4 pimentas dedo-de-moça picadinhas (com ou sem sementes)
salsinha picada
sal e pimenta do reino
Modo de Preparo
Misture a raiz forte, a pimenta dedo-de-moça e o vinagre numa tigela. Triture metade desta mistura em um pilão. Volte para a tigela e acrescente o creme, a salsinha, temperando com sal e pimenta. Se ficar muito espesso, pode-se diluir com um pouco de água. Leve para a geladeira por 2 horas antes de servir.
Notícias direto do New York Times, gols do Lance, videocassetadas e muitos outros vídeos no MSN Videos! Confira já!
Nenhum comentário:
Postar um comentário