sexta-feira, 9 de maio de 2008

Sopa de Pedra

Num friozinho nada melhor que uma sopa.

Muitos já ouviram falar da famosa Sopa de Pedra. Aparentemente, esta sopa encontra-se em muitas culturas ocidentais e tem como base uma lenda ou fábula.

Um frade pobre, que andava em peregrinação, chegou a uma casa e, orgulhoso demais para simplesmente pedir comida, pediu aos donos da casa que lhe emprestassem uma panela para ele preparar uma sopa – de pedra... E tirou do seu bornal uma bela pedra lisa e bem lavada. Os donos da casa ficaram curiosos e, de imediato, deixaram entrar o frade para a cozinha e deram-lhe a panela. O frade colocou a panela ao lume só com a pedra, mas logo disse que era preciso temperar a sopa... A dona da casa deu-lhe o sal, mas ele sugeriu que era melhor se fosse um bocado de chouriçoou toucinho. E lá foi o unto para junto da pedra. Então, o frade perguntou se não tinham qualquer coisa para engrossar a sopa , como batatas ou feijão que tivessem restado da refeição anterior... Assim se engrossou a sopa "de pedra". Juntaram-se couve, cenouras, mais a carne que estava junta com o feijão e, evidentemente, resultou numa excelente sopa.

Comeram juntos a sopa e, no final, o frade retirou cuidadosamente a pedra da panela, lavou-a e voltou a guardá-la no seu bornal... para a sopa seguinte!

Há outras versões desta história. Em uma delas, o frade é substituído por um malandro, e a dona da casa é uma senhora conhecida na comunidade por negar auxílio a quem quer que seja. O malandro aposta com um amigo que consegue todos os ingredientes da sopa de graça com a senhora avarenta. Esta, movida pela curiosidade sobre a sopa de pedra, fornece-lhe um a um os ingredientes. Embora a história seja levemente diferente, esta versão passa a mesma moral, que a cooperação pode levar a resultados inesperadamente bons.

Ingredientes:
Para 8 a 10 pessoas
  • 1 litro de feijão vermelho
  • 1 orelha de porco
  • 1 chouriço negro
  • 1 chouriço de carne
  • 150 g de toucinho entremeado
  • 750 g de batatas
  • 2 cebolas
  • 2 dentes de alho
  • 1 folha de louro
  • 1 molho de coentros
  • sal e pimenta

Modo de Preparo

Se o feijão for do ano, não necessita ser posto de molho. Se for duro, põe-se de molho durante algumas horas.
Escalda-se e raspa-se a orelha de porco.
Leva-se o feijão a cozer em bastante água juntamente com a orelha, os chouriços, o toucinho, as cebolas, os alhos e o louro. Tempera-se com sal e pimenta. Se for necessário juntar mais água, deve ser sempre a ferver.
Quando a carne estiver cozida, retira-se e introduzem-se na panela as batatas cortadas aos quadradinhos e os coentros picados. Deixa-se cozer a batata.
Assim que se retirar a panela do fogo, introduzem-se as carnes previamente cortadas aos bocadinhos e uma pedra bem lavada, que deve ir na sopeira.

(Esta receita é do célebre restaurante Toucinho de Almeirim. A cidade de Almerim é conhecida como a capital da Sopa de Pedra de Portugal)




Receba GRÁTIS as mensagens do Messenger no seu celular quando você estiver offline. Conheça o MSN Mobile! Crie já o seu!

Nenhum comentário: